Meus seguidores

sábado, 9 de abril de 2011

Confidências do palmarino

Feito e dedicado com todo esmero a todos de Rocha Cavalcante

Não trago em minhas memórias lembranças tão claras quanto as do ilustre itabirano.
O que sei é que principalmente nasci em União dos Palmares.
Mas o rio onde me banhei; as serras por onde passei;
o campo onde assisti inúmeros jogos nos finais de tarde
de infinitos domingos, certamente não ficavam em União.

O local se chama Rocha Cavalcante.

Foi lá que vivi, esporadicamente, essas emoções.
Ainda me lembro das criações de meu pai (o buscar dos capins);
Os banhos no Rio do Canhoto ouvindo o conversar das lavadeiras.
As crianças, mais corajosas que eu, pulando das pedras (na água).
A água turva que por alguma razão que não sei explicar não lhes fazia mal;
A linha do trem que corta, rasga o povoado, feito uma cicatriz;
E o barulho mágico do trem que de longe avisava aos desavisados: — exijo passagem.
Ainda me lembro da voz forte de meu irmão a me chamar,
pois a noite estava vestida de luar prateado e as ruas (não muitas)
estavam povoadas de novidades (ocorridas durante o dia).
Porém eu, mesmo chegado de fora (garoto da capital),
não lograva muita sorte com o sexo oposto.

Mas a imagem do domingo é a mais aclarada em meus pensamentos.
O domingo (quando usávamos a melhor roupa) era o dia da feira. E ainda o é.
As vozes inocentes e orgulhosas a venderem suas plantações;
o doce cheiro das frutas; a farinha de mandioca feita na véspera;
a luta entre os cachorros por sobras de carnes;
a visita ao mercadinho do tio Luís e da tia Delice;
o cachorro quente feito em rodelas de pão francês;
o barulho das bolas na mesa de sinuca (nunca soube jogar);
a expectativa do jogo (de futebol) que se realizaria à tarde (absolutamente todos iriam ver);
os olhares dos espectadores; os picolés que não paravam de ser consumidos;
as gloriosas vitórias e as amargas derrotas.

Mas o que (de tudo isso) me ficou eternizado foram os sorrisos,
a alegria da simplicidade vinda das pessoas,
os amigos de longa data,
a fala tão rica e particular de seus moradores
e o amanhecer sereno e acalentador de Rocha Cavalcante.

Penélope SS
1-3-11 01h:07

Nenhum comentário:

Postar um comentário