Meus seguidores

domingo, 11 de março de 2012

Lembranças de União (A minha eterna e amada mãe Josefa Rosália)


Me veio à mente algumas lembranças de União:

Me veio à mente o cheiro da rodoviária.
Os doces vendidos na feira.
Me veio à mente minha mãe
me guiando até o transporte
que nos levaria à casa de meus pais.
E os paralelepípedos irregulares colocados no meio da rua.
Me veio à mente a poeira
levantada pelos carros gastos
de tanto irem e voltarem dos municípios vizinhos.
Me veio à mente a vontade de comprar
todos os brinquedos artesanais
que ia vendo expostos no chão ao lado das barracas de madeira.
Me veio à mente a alegria
por estar ao lado de uma mulher infinitamente amável.
Me veio à mente o amor imensurável
que sinto por essa mulher a quem chamo de mãe.
Me veio à mente meus irmãos e irmãs
correndo para a porta quando chegávamos.
Me veio à mente a mesa cheia de mãos e falas
e o tilintar dos talheres e o júbilo por estarmos mais uma vez juntos.

Me veio à mente lembranças de União dos Palmares
que estavam guardadas há tempos:
a vida é uma cebola que vai soltando suas camadas
ao longo dos anos e nos fazendo chorar
a cada vez que tentamos reviver o que já passou.

Me veio à mente a mão firme de minha mãe
e o doce carinho de seu colo.
Me veio à mente o quanto a amo
e me vieram ao rosto lágrimas que mais parecem
o rio que corta a pequena e imortal Rocha Cavalcante.

Somente as mães para nos fazer chorar de alegria.

Penélope SS
5-2-12   00h:18  

Nenhum comentário:

Postar um comentário